logo RCN
SAÚDE

Programa Saúde do Homem Rural atendeu mais de 170 pessoas em Salete

O Programa Saúde do Homem Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, teve sua primeira edição de 2023, na última semana, em Santa Catarina. A ação ocorreu no município de Salete, no Vale do Itajaí, e oportunizou atender 178 homens do campo. O objetivo foi promover a prevenção de doenças, proporcionando melhores condições de vida.

O evento contou com a presença da prefeita Solange Bitencourt Schlichting, do vice-prefeito José Tadeu Tenfen, da secretária da saúde do município, Nelci Adami Kuhlkamp, do presidente do Sindicato Rural de Santa Terezinha, Nelson Felippi, do supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, dos médicos urologistas Domingos Savio Uliano Bertoldi e Dilor Giani Junior, entre outras lideranças e parceiros.

A programação, realizada gratuitamente, contou com palestras, exames de sangue, toque e testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). De acordo com Ricardo Costa, o evento cumpriu com seu propósito de promover a educação por meio da informação, com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e câncer de pênis. “Também tivemos informações sobre educação alimentar, uso correto e armazenamento de medicamentos em casa. Além dos exames e testes rápidos, tivemos ainda uma conversa sobre as ações/ trabalhos do Senar no município e região. Foi um sucesso!”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência.

De acordo com a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, sendo que, nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente entre a população masculina.

PROGRAMAS COM FOCO PARA A SAÚDE

Todos os anos são realizados os Programas Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente Pedrozo destaca que o objetivo é contribuir para elevar a qualidade de vida da população do campo com incentivo à prevenção, ao diagnóstico precoce e à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.   

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, completa que as ações são muito bem-recebidas tanto pelos homens quanto pelas mulheres e o impacto vem sendo extremamente positivo. “Sabemos que, mesmo com o empenho dos Poderes Públicos, as condições de acesso aos serviços de saúde são mais limitadas no meio rural e, por isso, concentramos esforços e buscamos parcerias para concretizar as ações voltadas à saúde da melhor maneira possível”. 

Evento voltado para o empreendedorismo será em agosto Anterior

Evento voltado para o empreendedorismo será em agosto

Conferência Municipal da Assistência Social foi realizada Próximo

Conferência Municipal da Assistência Social foi realizada

Deixe seu comentário

regiao

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito